Ajustes incluem novo modelo de exame teórico, mudanças no exame prático e isenção do primeiro reteste
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou a implementação das mudanças previstas na Resolução nº 1.020/2024 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que moderniza e simplifica o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país.
Entre as alterações já colocadas em prática está o fim do prazo de 12 meses de validade do processo de habilitação, que agora permanece aberto por tempo indeterminado, trazendo mais flexibilidade ao candidato. Também foi eliminada a obrigatoriedade do curso de atualização para condutores com CNH vencida há mais de cinco anos, medida que reduz custos e facilita a regularização.
A expectativa do Detran-DF é que todas as adequações estejam concluídas até o fim de janeiro.
Transição inclui ajustes em sistemas, provas e procedimentos
As áreas técnicas do órgão iniciaram a fase de atualização dos sistemas internos e seguem até o final do ano com as demais adaptações exigidas pela resolução. Entre as mudanças em implementação estão:
-
adequação dos fluxos para obtenção da habilitação, adição e mudança de categoria;
-
isenção do valor do primeiro reteste em caso de reprovação;
-
atualização do banco de questões do exame teórico definido pela Senatran;
-
mudanças no sistema de aplicação do exame prático.
Para janeiro, estão previstas a aplicação dos novos exames teóricos e os testes do novo formato do exame prático. O órgão também atualizará os manuais técnicos e realizará o treinamento das comissões examinadoras.
As próximas etapas serão divulgadas de forma gradual nos canais oficiais do Detran-DF.
